segunda-feira, 23 de março de 2009


Livre arbítrio

Aproveitando o tema de meu último post, sonhos lúcidos, recomendo um ótimo filme para quem gosta de pensar, que aborda este assunto - Waking Life.

Trecho do filme, uma reflexão sobre o livre arbítrio:



Espero que gostem... ;)



Abraços, boa noite, bons sonhos e até a próxima!

6 comentários:

Pedro Sombra disse...

No começo do trecho foi indagado o livre arbítrio de uma maneira mais ou menos assim: "se Deus sabe o que faremos, então somos livrs?". Deus não existe, é a melhor resposta.
Não há destino, silogismo ou qualquer absoluto. Apenas o caos das vidas cotidianas. Certa vez falei algo para uma amiga minha e ela falou que sabia que eu ia dizer aquilo. Como? Ela me conhece bem, esta é a resposta. Se você se torna previsível ou não paras as pessoas à sua volta é outra história.

Renato Ziggy disse...

Muito interessante o teor filosófico e existencial deste vídeo. São questões complexas, que vai depender bastante da crença de cada um... Abraço!

Unknown disse...

Não precisamos ter certeza das coisas para vivermos...eu creio que esta é a razão de vivermos. Sem questionamentos não haveria uma razão de brigarmos para ter nossas vidas...senão: pq viver se não sabemos pq? O importante é cada um acreditar (no que quiser), e ai sim sermos livres!

Unknown disse...

Cara, me amarrei nesse espaço.
E achei muito interessante sua proposta. Voltarei;
Abraços

jakared disse...

seria Deus um programador, e o nosso livre arbitrio é parte de uma inteligencia artificial inserida pra dar sentido ao jogo?

Thais Toledo disse...

Livre arbítrio? Talvez sejamos testados constantemente e em dimensões paralelas(teoria das cordas) tomamos outras decisões...
Então que adianta o livre arbitrio se todas as decisões serão tomadas...